Sociedade
Dezenas de famílias, entre desalojados pelo terrorismo e acolhedoras, residentes na Ilha do Ibo, a mais importante do arquipélago das Quirimbas, em Cabo Delgado, beneficiaram semana finda, de insumos agrícolas para potenciar a produção na segunda época deste ano.
Trata-se de centenas de enxadas, regadores, foices e sementes de hortícolas diversas, entregues numa cerimónia dirigida pelo Secretário Permanente daquele distrito, Egas Maria Nhamuanzo.
No seu discurso de ocasião, o Secretário realçou que insumos devem servir para que os beneficiários se empenhem na produção da segunda época, tendo como meta, garantir o incremento da produção e rendimento familiar, “não só se alimentar, como também vender e comprar outros produtos da primeira necessidade, incluindo material escolar para as suas crianças”.
A Ilha do Ibo, que no ano passado viveu um dos mais mortíferos confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e um grupo de terroristas que tinha invadido aquela região insular, regista um número considerável de deslocados, que foram obrigados a fugir para zonas seguras.
Neste momento os deslocados, junto com as famílias acolhedoras, estão empenhados na exploração de terras que eram consideradas subaproveitadas, com vista a produzir mais comida, com destaque para hortícolas.
De salientar que a ilha de Ibo é uma das produtoras de café, no entanto, a pesca é a principal actividade dos residentes.
Compartilhar