Internacional
A União Europeia (UE) vai disponibilizar USD 15,5 milhões para funciar o reforço e fortalecimento de cadeias de valor na agricultura, pescas e silvicultura, e a respectiva adaptação às condições de guerra da Ucrânia.
O financiamento será canalizado para um projecto implementado Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que tem como beneficiários, pequenos agricultores, famílias rurais e pequenas empresas agrícolas, particularmente nas de Lvivska, Ivano-Frankivska, Zakarpatska e partes do Oblast Chernivetska, com doações correspondentes para investimentos nos campos agrícolas e na cadeia de valor, para além de extensão e suporte consultivo.
“Os fundos da EU para este projecto da FAO visam restabelecer ou reforçar a funcionalidade das cadeias de valor agrícolas no nível pré-guerra. Isso é necessário para atender às necessidades alimentares das populações locais e deslocadas no oeste e abordar a insegurança alimentar em outras partes do país no imediato e no curto prazo, e será fundamental para evitar uma crise alimentar até 2023 ”, disse Christian Ben Hell, o Gestor Sectorial de Agricultura da Delegação da UE na Ucrânia, citado no site da FAO.
O financiamento, anunciado nesta semana, surge numa altura em que, segundo a FAO, a situação da segurança alimentar na Ucrânia deteriorou-se rapidamente desde o início da guerra, em Fevereiro do ano passado, com a destruição de extensas colheitas, infraestrutura agrícola e outras infraestruturas civis, contribuindo para o corte das cadeias de abastecimento e de valor.
Compartilhar