Sociedade
Suécia anuncia apoio ao desenvolvimento rural no Niassa

A província do Niassa, no extremo Norte de Moçambique, acaba de receber um novo impulso para o seu desenvolvimento rural sustentável.
Para o efeito a Suécia anunciou, esta segunda-feira, um financiamento adicional de cerca de 40 milhões de dólares norte-americanos para programas integrados que combinam conservação ambiental, agricultura sustentável, energia limpa e coesão social.
O anúncio foi feito durante uma audiência conjunta entre o governo provincial do Niassa, liderado pela governadora Elina Judite Massengela, o Secretário de Estado, Silva Livone, e uma delegação da Embaixada da Suécia em Moçambique, liderada pela embaixadora Mette Sunnergren, que apresentou oficialmente o novo Portfólio de Programas no quadro da Estratégia Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento 2021–2027.

Nestas áreas destacam-se acções como a promoção da conservação comunitária nas zonas ribeirinhas do Lago Niassa, o fortalecimento da agricultura familiar com enfoque em igualdade de género e gestão dos recursos naturais, a construção de infraestruturas resilientes nos distritos de Maúa, Marrupa e Metarica.
Das acções constam ainda o reforço da resiliência comunitária e prevenção de conflitos ligados à pressão sobre os recursos e a expansão de sistemas solares domésticos e produtivos em toda a província.
“Acreditamos no potencial transformador de Niassa. Esta parceria visa criar soluções duradouras para as comunidades rurais, respeitando o ambiente e promovendo equidade”, afirmou a embaixadora Mette Sunnergren, no seu discurso de ocasião.

“Este apoio chega num momento simbólico, a poucos meses dos 50 anos da nossa independência. Representa mais do que cooperação: é um investimento direto na dignidade das nossas comunidades”, referiram os representantes do governo local, citadas numa nota recebida na nossa redacção.
Compartilhar