A União Europeia (UE) pode falhar a maioria dos objectivos ambientais até 2030, alertou esta segunda-feira a Agência Europeia do Ambiente.
Com base num relatório que espelha a situação da europa comunitária, a Agência aponta problemas para o alcance, sobretudo, do objectivo para reduzir a pressão climática na produção e consumo.
O relatório aponta que há “grandes ambições” da UE para atingir os objetivos climáticos a que se propôs na COP 28, contudo, algumas metas “precisam de aumentar duas a nove vezes mais o ritmo” para atingir os objectivos previstos.
“No geral, uma implementação mais rigorosa da legislação pelos Estados-membros, com políticas progressistas e medidas quando necessárias, e a sua generalização, é urgentemente necessária”, indica a Agência Europeia do Ambiente.
Ainda assim, a avaliação salienta que há sectores onde as metas serão facilmente alcançáveis.
“É provável que a percentagem de ‘economia verde’ na totalidade da economia continue a aumentar e que as mortes prematuras atribuídas à exposição de partículas finas diminua em linha com o plano de ação para acabar com a poluição”, lê-se no relatório.