Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Ramaphosa exorta países industrializados a honrar compromisso de Paris

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, exortou ontem a comunidade de países mais industrializados  a cumprirem com os compromissos assumidos no Protocolo de Paris sobre o clima, nomeadamente, no concernente ao baixo carbono e apoio à acção climática.

Falando na abertura da 15a Cimeira de Chefe Estado e de Governo dos BRICS, que decorre em na cidade de Joanesburgo, Ramaphosa juntou-se ao apelo que vem sendo feito pelos restantes países em vias de desenvolvimento, com destaque para o terceiro mundo, que exigem acções concretas dos mais industrializados.

“Como nações do mundo que enfrentam os efeitos das alterações climáticas, devemos garantir que a transição para um futuro de resiliência climática de baixo carbono seja justa, e deve ser capaz de ter em conta as diferentes circunstâncias que prevalecem em todos os países” exortou o estadista.

O alcance deste objectivo depende, em parte, segundo Ramaphosa de uma maior acção dos países industrializados no compromisso assumido de apoio à acção climática e ao desenvolvimento do progresso económico.

“Os compromissos de apoio assumidos e que ainda não foram cumpridos necessitam de ser cumpridos”, frisou Ramaphosa.

Compartilhar