Search
Close this search box.

Internacional

Quénia apela ao envolvimento geral para a transição energética

O vice-presidente do Quénia, Rigathi Gachagua, defendeu nesta quarta-feira, maior envolvimento do sector privado, comunidade internacional e sociedade civil na transformação energética para garantir uma eficaz e célere transição energética verde em África.

Falando na abertura da Conferência Mundial sobre Eficiência Energética, organizada pela Agência Internacional da Energia em Nairobi, capital do Quénia, Gachagua disse que ter chegado “o momento de aprendermos com outros países e identificarmos oportunidades para desenvolvermos soluções”.

Aquele dirigente realçou na sua intervenção  que “só podemos transformar o mundo juntos para garantir uma transição verde, porque temos de produzir mais e, ao mesmo tempo, reduzir a pressão sobre as nossas matérias primas e lutar contra as alterações climática”.

Por seu turno, o director da Agência queniana de Energia, Faith Birol, alertou para o risco de passos desconcertados entre os países, para o futuro global.

“Se algum país não fizer parte desta mudança e se posiciona mal, não só será mau para o planeta, será mau para o próprio país e a sua economia”, alertou.

A reunião que teve lugar nesta quinta-feira e reuniu representantes de cerca de 60 países, incluindo 27 africanos.

Compartilhar