Search
Close this search box.

Internacional

Protestos de agricultores paralisa parte da europa comunitária

Agricultores portugueses iniciaram hoje uma jornada de protestos e prometem bloquear, com tractores e máquinas agrícolas, várias estradas por todo o país.

De acordo com o site noticiasaominuto.com, os protestos, organizados pelo Movimento Civil de Agricultores visa reivindicar “condições mais justas e valorização do sector, numa altura em que há protestos semelhantes por toda a Europa”.

“O protesto surge um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), numa reversão dos cortes previstos” avança aquela fonte.

Para além de Portugal, há também protestos de agricultores  na França, Espanha e Itália, onde o mote é pedir mais apoio da parte dos dirigentes europeus.

Segundo agencias europeia, cerca de mil tractores estão hoje a bloquear algumas ruas do Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde há relatos de manifestantes que atiraram ovos à sede dos legisladores da Europa comunitária.

“Os agricultores queixam-se dos constrangimentos administrativos, mas também uma concorrência que consideram desleal com a Ucrânia, o país que enfrenta uma ofensiva russa há quase dois anos e a quem a União Europeia levantou as quotas e os direitos alfandegários para apoiar o país e tentar travar a crise alimentar mundial decorrente da diminuição das exportações ucranianas” explica a RFI.

Compartilhar