Search
Close this search box.

Mercado

Preço de alimentos mantêm subida e lança novo alerta sobre a insegurança alimentar  

O preço dos produtos alimentares mantêm a trajectória em alta o que contribui para acelerar os níveis de insegurança alimentar em quase todo o mundo, indica a actualização do índice global de inflação, divulgada esta semana pelo Banco Mundial.

De acordo com aquela instituição, com base nos dados referentes ao primeiro semestre, o custo dos produtos alimentares ultrapassou a inflação geral em 166 países, com destaques para África, América Latina, Sul da Ásia e Ásia Central.

“Em termos reais, a inflação dos preços dos alimentos superou a inflação geral em 80,1% dos 166 países onde há dados disponíveis” indica a avaliação.

“A inflação interna dos preços dos alimentos continua elevada em todo o mundo. As informações do último mês entre Fevereiro de 2023 e Maio de 2023 mostramuma  inflação alta na maioria dos países de baixa e média renda, com nível superior a 5% em 63,2% dos países de baixa renda, 79,5% dos países de renda média-baixa e 67% dos países de renda média-alta, muitos com inflação de dois dígitos”, aponta a actualização, divulgada segunda-feira (31 de Julho).

As previsões apontam para uma escalada ainda maior, tendo como influência, a suspensão do acordo de cereais no Mar Negro, cujos efeitos já se fazem sentir em vários países.

Compartilhar