Mercado
O preço do algodão-caroço vai baixar três meticais na campanha de comercialização deste ano, comparativamente à passada, estando fixado em 30 meticais o kg para o produto da primeira qualidade e 22 o de segunda.
A nova tabela de comercialização foi anunciada nesta quarta-feira em Maputo num encontro tripartido que juntou o governo, o Fórum Nacional dos Produtores do Algodão (FONPA) e da Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), para analizar, de entre outros aspectos, a conjuntura do mercado algodoeiro, um dos factores em consideração na equação da definição de preços mínimo e a taxa de descaroçamento no país.
De acordo com dados apresentados na sessão, na presente campanha há excesso de produção no mercado internacional o que faz com que o preço de venda esteja mais baixo que a época passada.
Falando na ocasião, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, disse que o governo teve de intervir, voltando a conceder um subsídio ao preço para evitar uma queda ainda acentuada, o que seria desastroso para o esforço empreendido por milhares de agricultores que se dedicam a esta cultura de rendimento.
“Hoje é possível anunciar que o preço será de 30 meticais, mas 25 seria o real. Há um subsídio de cinco meticais já aprovado pelo Conselho de Ministros, mas que vai merecer a sua aprovação final na próxima sessão”, explicou o ministro.
Compartilhar