Search
Close this search box.

Internacional

ONU pede financiamento urgente para salvar milhões de crianças em desnutrição aguda

As Nações Unidas pediram na quinta-feira um financiamento urgente para ajudar 30 milhões de crianças que sofrem de desnutrição aguda em países afectados pela crise alimentar.

O impacto dos conflitos, choques climáticos, a pandemia da Covid-19 e o custo de vida agravou a situação das crianças, em pelo menos 15 países, nomeadamente, Afeganistão, Burkina Faso, Chade, República Democrática do Congo, Etiópia, Haiti, Quênia, Madagascar, Mali, Níger, Nigéria, Somália, Sudão do Sul, Sudão e Iêmen, que precisam de medidas urgentes “antes que seja tarde demais”.

“Actualmente, mais de 30 milhões de crianças nos 15 países mais afectados sofrem de definhamento ou desnutrição aguda, e oito milhões dessas crianças estão severamente definhadas, a forma mais letal de desnutrição”, disseram cinco agências da ONU em um comunicado conjunto.

A alta dos preços dos alimentos está agravando a escassez de alimentos e deslocando populações, além de dificultar o acesso à nutrição essencial, a preços acessíveis.

A declaração conjunta pediu mais investimentos para apoiar seus esforços para atender às “necessidades sem precedentes desta crise crescente, antes que seja tarde demais”.

Compartilhar