Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Moçambique sinaliza introdução de viaturas eléctricas no país

O governo equaciona a abertura para a importação e uso de viaturas eléctricas, no quadro do movimento global em prol das energias limpas.

Para o efeito, o ministério dos Transportes e Comunicações e a Embaixada dos Países Baixo, juntaram nesta quinta-feira, em Maputo, alguns actores da sociedade, com destaques para os importadores de veículos, operadores dos transportes, ambientalistas, reflexão sobre adopção de energias limpas para os transportes em Moçambique.

O encontro tinha como objectivo “estimular o diálogo e promover a adopção de conhecimento e tecnologias em prol da descarbonização dos transportes e formas mais sustentáveis de vida, consumo e de trabalho”.

No decurso da sessão, a Embaixada do Reino dos Países Baixos fez apresentação e demostração pública de uma viatura eléctrica, a única publicamente conhecida em Moçambique, que serve como veiculo protocolar daquela chancelaria.

O veículo em alusão usa, para o carregamento das baterias, um sistema de energia solar, captada por painéis.

Na reflexão que junta diversas entidades do Estado e os importadores de veículos, operadores dos transportes, ambientalistas e demais forças vivas da sociedade civil, espera-se contribuições concretas sobre o movimento nacional e global da transição energética.

Compartilhar