Sociedade
Moçambique introduziu esta semana, novas unidades tecnológicas para reforçar a capacidade nacional de resposta a desastres naturais e outras emergências climáticas.
Tratam-se de novos Centros de Comunicações de Emergência e o Sistema Integrado de Comunicações de Emergência, inaugurados nesta terça-feira (22), em cerimónia oficial dirigida pelo Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, na cidade de Maputo.
Segundo explicações dadas no decurso da apresentação, o novo sistema é, essencialmente, um instrumento estratégico para assegurar a continuidade das comunicações em contextos de crise.
Não sei discurso de ocasião, Américo Muchanga salientou que “a nova plataforma representa “um passo decisivo” no fortalecimento da capacidade do país para gerir calamidades e proteger populações vulneráveis, num contexto em que Moçambique continua exposto a fenómenos climáticos extremos.
“Este sistema representa um compromisso firme do Governo de Moçambique com a protecção da vida humana, a salvaguarda de bens e o fortalecimento da resiliência nacional face aos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, afirmou Muchanga.
O sistema integra tecnologia de satélite e uma unidade móvel de emergência, o que “permitirá manter a capacidade de comunicação em qualquer ponto do território nacional, incluindo zonas remotas ou severamente afectadas por desastres”.
As autoridades defendem que a operacionalização da infra-estrutura poderá melhorar a articulação entre instituições envolvidas na gestão de emergências, num país onde a destruição de estradas, pontes, redes eléctricas e telecomunicações costuma comprometer a assistência às populações em momentos de crise.
Compartilhar