Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Moçambique defende aumento de recursos para apoio a transição climática

O Primeiro Ministro, Adriano Maleiane, defendeu nesta quinta-feira, a urgência no reforço dos fundos disponíveis para responder aos desafios climáticos ao nível global.

Maleiane falava na capital francesa, Paris, onde se encontra a participar na cimeira global que deverá resultar em novo Pacto que dará novo impulso para enfrentar os problemas ambientais.

“A arquitectura financeira global para apoiar a transição climática a nível mundial necessita urgentemente de aumento dos recursos disponíveis e de reforma” disse Maleiane, intervindo num painel sobre o Futuro Energético Justo de África.

O governante, que está em Paris em representação do Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, disse ser urgente que se “acelere  a operacionalização do Artigo 6 do Acordo de Paris (sobre o crédito de carbono)  e se estabeleçam mecanismos robustos para assegurar a implementação de projectos de baixo carbono, particularmente nos países vulneráveis em desenvolvimento, para que estes se beneficiem efectivamente dos mercados internacionais de carbono”.

Maleiane destacou ainda o passo dados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que anunciou, recentemente, a criação de um Fundo de Resiliência e Sustentabilidade, que vai disponibilizar financiamento concessional de longo prazo, visando apoiar a resiliência das economias africanas, em particular, a se tornarem resilientes às mudanças climáticas.

“Acreditamos que com o apoio dos nossos parceiros de cooperação, os países africanos, incluindo Moçambique, poderão dar o seu contributo na transição verde global no sector de energia” frisou.

Ao nível de Moçambique, Maleiane destacou a diversidade da matriz energética nacional, composta por fontes renováveis como solar, hídrica, eólica e biomassa, expressando convicção de que podem “posicionar  o país para se tornar no centro energético da África Austral”.

Por outro lado, frisou a importância do gás natural, de que o país possui reservas de escala global, como uma fonte que pode desempenhar um papel importante para a transição energética.

Compartilhar