Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Ministro defende reforço institucional para lidar com mudanças climáticas

– Comissão Técnico-científica criada para aconselhar o governo sobre as Mudanças Climáticas cumpriu ontem a sua primeira reunião e teve a próxima época chuvosa o principal foco.

O Ministro dos Transportes e Comunicações defende o reforço da capacidade institucional das entidades que lidam com matérias ligadas às mudanças climáticas para uma resposta eficaz aos impactos de eventos extremos no país.

Mateus Magala, que falava esta quarta-feira em Maputo, na abertura da Primeira Reunião da Comissão Técnica Científica sobre Mudanças Climáticas, realçou só com cada vez melhor conhecimento e capacitação as instituições do Estado poderão contribuir para a mitigação dos efeitos climáticos, com destaque para as calamidades naturais, que tendem a ser constantes no país.

Comissão Técnica Científica sobre Mudanças Climáticas foi criada através de uma resolução do Conselho de Ministros, de 24 de Abril do corrente ano, e tem como objectivo, reforçar as medidas institucionais para a prevenção, alívio e resposta aos impactos negativos de factores climáticos extremos e da acção do homem no meio ambiente.

Naquela que foi a primeira reunião, um dos temas de fundo foi a próxima época chuvosa, que inicia dentro de três meses, tendo ficado como recomendação, a necessidade de se preparar um plano de acção com medidas capazes de reduzir os impactos de eventuais eventos extremos nas comunidades.

Compartilhar