Search
Close this search box.

Política

Líder do parlamento pede mais acções para mitigar efeitos do El Niño

A Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, apela aos governos dos países da região Subsaariana para canalizarem mais apoios aos agricultores, por forma a mitigar os impactos do fenómeno El Niño.

O apelo foi feito nesta sexta-feira, no encerramento da IX sessão ordinária do parlamento moçambicano.

“É nossa convicção que, com vista a mitigar e combateras consequências deste fenómeno, os governos da região deverão continuar a apostar no apoio aos agricultores, proporcionando mais insumos agrícolas, sementes, bem como a criação de sistemas de retenção de água das chuvas para a rega e abeberamento dos animais, em particular na época seca” disse.

A mensagem surge numa altura em que parte dos países da SADC estão severamente afectados por um défice alimentar que obrigou governos como do Zimbabwe, Malawi e Zâmbia, a declararem estado de calamidade devido aos efeitos da seca, resultante do El-Niño, que dizimaram culturas alimentares, gerando graves níveis de insegurança alimentar.

Moçambique, em particular alguns distritos das regiões Sul e Centro, também foi afectado pelo El Niño, contudo, ainda não há dados oficiais sobre o nível de impacto que o fenómeno provocou.

Compartilhar