Search
Close this search box.

Sociedade

Lançada nova iniciativa visando aumentar a produtividade agrícola no continente africano

– A nova iniciativa tem como meta, apoiar mais de 40 milhões pequenos agricultores, e atingir uma produção de 100 milhões de toneladas de alimentos por ano.

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD) lançaram esta semana, um projecto visando duplicar o nível de produtividade no continete, com uma meta de atingir uma produção de 100 milhões de toneladas de alimentos.

O projecto, denominado “Missão 1 por 200” prevê apoiar um total de 40 milhões de agricultores africanos, que vão beneficiar de investimentos para alcançar uma produção para alimentar 200 milhões de pessoas.

De acordo com o plano, “a missão 1 para 200 irá construir resiliência ajudando os sistemas alimentares e os agricultores a adaptarem-se às alterações climáticas e a reduzir o impacto ambiental e as emissões da agricultura”.

Por outro lado, a iniciativa irá fornecer um pacote de apoio “de tecnologia e aconselhamento de ponta e inteligentes do ponto de vista climático”, com investimentos que serão direccionados, prioritariamente, “a regiões frágeis, desproporcionadamente afectadas pelas alterações climáticas.

“Esta iniciativa pioneira irá fomentar empreendimentos agrícolas inovadores para impulsionar a produção alimentar, aumentar a eficiência num quadro de dinâmica de mercado reforçada e sistemas alimentares sustentáveis, estimular mudanças políticas, e explorar oportunidades de cofinanciamento através da colaboração com outros parceiros de desenvolvimento, recorrendo aos conhecimentos de ambas as instituições”, disse o presidente do Grupo BAD, Akinwumi Adesina.

Por seu turno, presidente do IFAD, Lario, salientou que a iniciativa terá como grupo alvo os pequenos agricultores, acreditando serem a chave para tirar o continente das constantes crises.

“Os investimentos estratégicos aumentarão a produtividade agrícola, construirão a soberania alimentar e abrirão o caminho para uma distribuição e acesso mais equitativo aos alimentos, trazendo oportunidades para todos”, disse Lario.

Compartilhar