Meio Ambiente

O governo irlandês vai disponibilizar Um milhão de Euros para financiar projectos ligados à economia azul em Moçambique.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, em Inhambane, pelo vice-primeiro daquele país, Micheál Martin, durante a visita a uma exposição de produtos agropecuários resultantes de projectos financiados pelo governo de Dublin.
Martin disse, na ocasião, que ficou impressionado com o desenvolvimento da agricultura, aquacultura e projectos ligados à conservação da biodiversidade, que estão a ser implementados em Inhambane.
“De acordo com aquilo que vejo, os resultados são positivos por isso eu anuncio um pacote de financiamento de Um milhão de Euros para economia azul para os anos 2023/24. De modo geral vamos alocar, a médio prazo, 27 milhões de Euros para financiar projectos do género nas províncias de Inhambane e Niassa” disse Martin.
Ainda na sua curta visita à província de Inhambane, o primeiro-ministro irlandês voltou a reconhecer o contributo do Presidente da República, Filipe Nyusi, na resiliência e adaptações às mudanças climáticas, tendo realçado igualmente o apoio do seu governo nesta área.
Moçambique, segundo Martin, é um parceiro próximo da Irlanda onde está o segundo maior programa bilateral de desenvolvimento internacional ao nível de África.
Compartilhar