Sociedade

As chuvas que fustigam a província e Maputo já destruíram pouco mais de 2.880 hectares de culturas diversas e mais de 2000 hectares de pasto, afectando 2.595 famílias no distrito da Manhiça.
Dados preliminares fornecidos pela Administrador distrital de Manhiça, Maria Fernanda Moçambique, apontam para um total de 5.204,84 hectares de área agrícola inundada, e 2.883,5 hectares de culturas diversas perdidos, afectando um total de 2. 595 Famílias.
Os mesmos dados referem que no sector da pecuária, 2004 hectares de pasto encontram-se inundados, afectando um total de 2.872 bovinos de 202 criadores.
De acordo com as autoridades distritais, as zonas mais afectadas pelas inundações são entre outras a Ilha Josina, os postos administrativo de Xinavane, Calanga, Maluane e 3 de Fevereiro.
Neste momento, Governo da Manhiça já trabalha com vista a actualizar os dados sobre as perdas para o consequente apoio aos afectados.
No distrito da Moamba, mais a sul a província de Maputo, uma pessoa perdeu a vida devido às enxurradas, e as autoridades locais optaram sistema alternativos para abastecimento de água, porque o sistema habitual está submerso, na sequência das descargas provenientes da África do Sul.
Em contacto telefónico, a administradora local, Teresa Mauaie, na sequência das inundações, 19 motobombas encontram-se submersas
Compartilhar