Search
Close this search box.

Economia

Governo define nova quota para exploração de Madeira 

O Governo moçambicano aprovou nesta terça-feira (13) uma nova quota para a exploração de madeira, que passa a vigorar para o presente ano.

Reunido na 16.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, que teve lugar na cidade de Chimoio, o Executivo fixou para 2025 a quota de 485.936 metros cúbicos, representando um como o limite máximo de exploração, o que representa um ligeiro aumento em relação aos ao ano passado, cujo limite era de 485.436 m³.

De acordo com um comunicado de imprensa emitida no final da sessão, “esta medida visa reforçar a exploração sustentável dos recursos florestais do país, e contempla, pela primeira vez, a inclusão da espécie Nantchasse, recentemente classificada como madeira preciosa”.

Numa outra decisão de impacto social e ambiental, o Conselho de Ministros aprovou a transferência extraordinária de 2.520.000 meticais para o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, destinados à continuidade do pagamento de subsídios às vítimas do deslizamento de lixo na lixeira de Hulene, que matou 17 pessoas, na madrugada de 19 de Fevereiro de 2018.

O montante provém de receitas colectadas pelo sector da Terra e Ambiente, numa demonstração de como as receitas ambientais podem ser canalizadas para apoiar comunidades afetadas por desastres ambientais urbanos.

Compartilhar