Search
Close this search box.

Política

Governo coloca agenda Verde no topo da estratégia de desenvolvimento 25-40

A Sustentabilidade Ambiental, Mudanças Climáticas e Economia Circular estão entre os cinco pilares definidos para Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE), aprovada nesta terça-feira pelo Conselho de Ministros.

A Estratégia, que representa um plano de longo prazo que se pretende que oriente o processo de desenvolvimento nacional para as próximas duas décadas (2025-2040) tem como uma das fundamentações, a necessidade de um alinhamento das políticas com “as questões conjunturais e estruturais do país” e os “compromissos do país a nível internacional”, onde a agenda climática é uma das prioridades.

“(a estratégia) desempenhará um papel vital na construção de um futuro próspero e equitativo para todos os cidadãos, pois, orienta as políticas públicas, promove a coordenação e coerência e ainda faz o alinhamento dos objectivos de longo prazo, atrai investimentos e foca nas questões referentes à sustentabilidade” explicou a vice-ministra da Indústria e Comércio, falando nesta terça-feira, como porta-voz da 18.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros.

Para além da questão ambiental, a estratégia tem como pilares a Transformação Estrutural da Economia; Transformação Social e Demográfica; Infra-estrutura, Organização e Ordenamento Territorial e a Governação, Paz e Segurança.

Segundo o Conselho de Ministros, a nova estratégia resulta de uma consenso nacional, saído de um processo de auscultação iniciado em 2021 e representa a visão de todos os segmentos da sociedade.

Compartilhar