Sociedade
O governo dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou nesta quarta-feira (30) a disponibilização de um fundo de 170 milhões de dólares, para apoiar o desenvolvimento da agricultura no país.
O valor deverá deverá ser aplicado em projectos que visam “construir sistemas alimentares inclusivos, resilientes e sustentáveis e que promovam um Moçambique mais saudável e próspero” indica um comunicado da Embaixada dos EUA em Maputo, recebido na nossa redacção.
Segundo a nota, o novo portfolio financeiro faz parte da iniciativa global do Governo dos EUA para a fome e segurança alimentar, Feed the Future (FtF) e tem no leque de prioridades projectos visando apoiar agricultores e as comunidades na busca de mais saúde, mais alimentos e maiores rendimentos, a promoção de Sistemas de Mercado Agrícola Inovadores e Resilientes e a criação de resiliência costeira nas províncias da Zambézia e Nampula.
“Estes fundos irão para programas agrícolas inovadores que beneficiam mulheres, jovens e comunidades vulneráveis nas províncias do centro e norte de Moçambique. Os mesmos irão ligar os agricultores a novas tecnologias, práticas e serviços que irão aumentar a produtividade e os rendimentos rurais, melhorar a nutrição e a segurança alimentar, e construir o sector privado do agronegócio” explicou o embaixador norte-americano em Moçambique, citado no comunicado.
Compartilhar