A região sul da França está a viver momentos de seca sem precedente recente, na sequência de uma combinação de factores climáticos que se arrastam desde o ano passado.
A viver momentos de verão de intenso calor desde o ano transacto, caracterizados por altas temperaturas e baixa precipitação, a situação atingiu esta semana um dos momentos mais extremos, fazendo com que cerca de 300 mil pessoas enfrentassem problemas de acesso a água potável.
De acordo com fontes meteorológicas, a situação que se regista na França, em particular na zona sul, está associada ao fenómeno El Niño e pelas emissões de gases de efeito estufa para o meio ambiente.
Fontes citadas pela Euronews indicam que “os baixos níveis de água na França não são apenas resultado da onda de calor deste ano. São a consequência de mais de um ano de temperaturas acima da média”.
“Embora tenha havido alguma chuva nos últimos meses, o solo está muito seco para segurá-lo, o que significa que a maior parte da água escorre ou é absorvida pelas plantas. Como resultado, é de pouca ajuda para os lençóis freáticos”.
Compartilhar