Internacional
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) saudou o lançamento do novo Fundo Global para a diversidade, aprovado na Sétima Assembleia do Fundo Global para o Ambiente, que teve lugar nesta semana no Canadá.
“O Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal coloca os sistemas agroalimentares na vanguarda de um enorme desafio que exigirá importantes recursos financeiros, coordenação e compromisso para implementar soluções vantajosas para as pessoas e para o planeta”.
“O novo Fundo é também uma parte essencial da ação climática e um passo crítico para tornar estas soluções uma realidade”, afirmou a Diretora-Geral Adjunta da FAO, Maria Helena Semedo.
A FAO considera que o Fundo é também um instrumento essencial para o desafio da transformação do sistema agroalimentar, destacando desta forma a importância da nova iniciativa.
“Mais de metade das metas do Quadro de Biodiversidade estão diretamente relacionadas com os sectores agroalimentares” indica a FAO no seu site da Internet, destacando a ligação existente com os seus principais indicadores, nomeadamente, é a restauração de ecossistemas, unidades populacionais de peixes, áreas sob agricultura produtiva e sustentável e gestão florestal sustentável.
“A transformação dos sistemas agroalimentares para os tornar mais sustentáveis pode desbloquear soluções que geram múltiplos benefícios, incluindo a salvaguarda da biodiversidade, que pode ajudar a enfrentar os desafios colocados por condições ambientais e circunstâncias socioeconómicas diversas e em mudança” escreve a FAO.
Compartilhar