Meio Ambiente
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para o risco de seca nas regiões centro e sul do país, devido à fraca chuva prevista nos próximos meses, por conta do fenómeno “El Niño”, cujos efeitos poderão se fazer sentir a partir de Setembro.
De acordo com o investigador Bernardino Nhantumbo, citado pela Rádio Moçambique, os próximos meses poderão registar uma subida de temperatura e redução de chuvas e, por conseguinte, provocar situações de seca em certas zonas das duas regiões.
“O “El Niño” influência para chuvas abaixo do normal na zona sul, do centro do país e acima do normal na zona norte. A nossa maior preocupação tem a ver com essas situações de chuva abaixo do normal que podem resultar em seca nas zonas sul e centro do país, onde temos a concorrência de zonas áridas e semi-áridas”, explicou.
Segundo prevê, o “El Niño” vai aumentar a irregularidade na queda das chuvas que se regista em certas regiões do país, o que pode resultar em problemas na produção de alimentos.
“Há uma maior probabilidade de não se satisfazer as necessidades hídricas das culturas, e isso depois tem um impacto na capacidade de alimentação das comunidades”, frisou a fonte.
Compartilhar