Clima
A alta probabilidade de a próxima época chuvosa 2024/2025 ser influenciada pelo La Niña poderá minimizar os impactos da actual seca nas regiões Sul e Centro do país
Quase cinco meses depois de afectar parte das regiões Sul e Centro do país, o fenómeno climático El Niño já está completamente dissipado, deixando um rasto de seca que dizimou culturas alimentares em várias comunidades.
De acordo com Bernardino Nhantumbo, Investigador na Área do Clima no Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), “as projecções de El Niño-Oscilação do Sul (ENSO, sigla em inglês) feitas no início do mês em curso, indicam que estamos na fase neutra”.
Segundo a fonte, a tendência agora é de “arrefecimento das temperaturas da superfície do mar no Pacífico Tropical Central e as da sub-superfície do Pacífico” havendo, portanto, sinais de possibilidade de formação do fenómeno oposto, o La Niña, que poderá influenciar a próxima época chuvosa no país.
“A alta probabilidade de a próxima época chuvosa 2024/2025 ser influenciada pelo La Niña poderá minimizar os impactos da actual seca nas regiões Sul e Centro do país. Climatologicamente, eventos estão associados a chuvas acima do normal nas regiões Sul e Centro e, chuvas abaixo do normal na região Norte” explicou em contacto com a Revista Terra.
Compartilhar