Search
Close this search box.

Sociedade

Dois mil hectares de culturas afectadas pelas inundações no sul do país

-A chuva que cai desde o início da semana contribuiu para agudizar a destruição de culturas, que já vinham sofrendo, desde Janeiro, na sequencia da subida do nível das principais bacias hidrográficas.

Pelo menos dois mil hectares de culturas diversas estão afectadas pelas inundações resultantes do impacto das chuvas que caem, desde esta terça-feira, na província de Maputo, em particular.

De acordo com a Direcção Nacional dos Recursos Hídricos, os distritos da Manhiça, Magude e Moamba, na província de Maputo, são os que apresentam a situação mais crítica.

Na cidade do Maputo, o cinturão verde que serve de principal fonte de abastecimento em verduras, com destaque para alfaces, está completamente alagado e os camponeses já reclamam perdas totais.

Para além de culturas diversas, as inundações afectaram várias famílias, havendo já vários desalojados e infraestruturas destruídas e/ou submersas.

Segundo o director Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, Messias Macie, que falava nesta quinta-feira, em Maputo, pelo menos 24 mil pessoas correm risco de serem afectadas pelas inundações província de Maputo.

O Instituto Nacional e Meteorologia avança que as chuvas continuarão a cair, pelo menos até o próximo domingo, pelo que aconselha a tomada de medidas de precaução, principalmente em áreas propensas a inundações.

Compartilhar