Sociedade
Cerca de dois mil hectares com culturas diversas são dados como perdidos no distrito de Mabalane, região norte da província de Gaza, devido a chuva que inundou campos agrícolas nas zonas baixas e ribeirinhas.
De acordo com o administrador de Mabalane, Silva Ngovene, citado pela RM, as localidades de Nthlavene, Mungaze, Matchele, Mavuia Pandze, nos postos administrativos Combomune e sede são apontadas como sendo as mais afectadas pelas inundações, agravadas pelo transbordo do Rio Limpopo.
Inhambane e Sofala em alerta
Mais a norte, as províncias de Inhambane e Sofala estão em risco de inundações devido às chuvas fortes que continuam a cair localmente.
De acordo com Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul,IP), as previsões apontam para a subida do nível de água na na estação hidrométrica da Vila Franca do Save, que pode ultrapassar sete metros.
Como consequência, a ARA-Sul prevê inundações moderadas a altas que, no caso de Inhambane poderão afectar o distrito de Govuro/Nova Mambone e, em Sofala, a sede do distrito de Machanga.
Compartilhar