Crise de ovos leva África do Sul ao mercado internacional

O Departamento de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural está à procura de ovos de mesa que possa importar para aliviar a escassez que o país está a enfrentar.

De acordo com o porta-voz daquele departamento, Reggie Ngcobo, citado pela imprensa sil-fricana, o governo pretende comprar ovos “em qualquer lugar do mundo onde haja quantidades para vender” como parte de um plano provisório para suprir a actual crise.

A África do Sul está a braços com o pior surto de gripe aviária que enfrenta desde 2017, que ano já levou ao abate de mais de sete milhões de aves desde o início do ano, sendo esta a principal causa da redução de ovos no mercado.

Citado pela edição desta sexta-feira do Moneyweb, Ngcobo apontou a região da SADC e outras zonas de África, Europa e América do Sul como alguns dos mercados que o Estado está a considerar para obter ajuda.

A África do Sul já tem relações de importação com países como Brasil, EUA e Argentina, mercados que fornecem uma parcela significativa das importações de frango para o mercado local.

Segundo as nossas fontes, Pretória ainda não tem dados sobre às quantidades a serem importadas para responder à crise.