-Apesar do crescimento de produção do gás natural, o carvão continua a segunda maior fonte de geração energética nacional.
O país registou no último quinquênio, um crescimento assinalável no volume de energia produzida com base na fonte solar.
De acordo com dados de Indicadores Básicos de Energia, Gás e Petróleo, referente ao quinquênio 2018-2022, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o país passou de 1,2 Giga Watt por hora (GWh) e produz actualmente 73,1.
Ainda assim, e apesar das enormes potencialidades existentes, a fonte solar continua a ser a que menos contribui na energia produzida no país, representando apenas 0,4% .
A matriz nacional, correspondente a 19 287,9 GWh, continua a ser dominada pela fonte hídrica, que representa 83,8% da produção nacional, com um total de 16 169,8 GWh.
Num ambiente global caracterizado pela pressão para a fim do uso do carvão para a produção de energia, esta continua a ser a segunda maior fonte energética nacional.
Segundo dados do INE, no ano passado Moçambique produziu com recurso ao carvão térmico um total de 3 045 GWh, superando o gás natural, que apesar do crescimento da produção nacional, gerou apenas 2 919 GWh.