Search
Close this search box.

Clima

COP16: anunciado mais financiamento para a conservação da biodiversidade

Governos de oito países europeus anunciaram nesta segunda-feira (28) contribuições adicionais que totalizam 163 milhões de dólares para o Fundo Global para a Biodiversidade (também conhecido pela sigla GBFF), para apoiar programas de conservação, restauração e garantir a preservação das espécies selvagens e ecossistemas a longo prazo.

A contribuição, que marca um dos momentos da décima sexta Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP16), foi anunciada pelos representantes da Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido e Canadá (único país não europeu).

A Secretária Executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica, Astrid Schomaker, destacou a importância do novo financiamento, anunciado numa altura em que, segundo afirmou, há mais necessidades do que nunca.

“O fundo é mais necessário agora do que nunca. Precisamos que ele seja capitalizado para permitir que os recursos fluam urgentemente para a implementação nacional do Fundo Global da Biodiversidade”, salientou.

Durante a conferência, que decorre até quinta-feira (31), foi também anunciado um novo financiamento para o fundo que apoia a implementação do Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal.

Recorde-se que o GBFF foi criado após a COP15 da Convenção sobre Diversidade Biológica e foi lançado em Agosto de 2023.

Compartilhar