Search
Close this search box.

Economia

Cerca de 500 bovinos mortos pelas inundações na província do Maputo

-Governo admite que primeira época da campanha agrícola 2022-2023 está perdida nos distritos afectados pelas cheias e trabalha para mobilizar apoios em sementes para apostar na segunda época.

As cheias que assolam desde a semana finda a província e a cidade do Maputo já resultou em enormes perdas para o sector agropecuário, pondo em causa quase toda a primeira época da campanha 2022-2023.

Dados provisórios anunciados nesta terça-feira pelo Presidente da República, em comunicação à Nação, indicam que as perdas no sector da produção agrícola atingiram 14 mil hectares  de culturas diversas.

Segundo informações do relatório apresentado por Filipe Nyusi, indicam que ao nível da pecuária, pelo menos 9800 hectares de pasto estão perdidos e há registo de cerca de 500 bovinos mortos pela fúria das águas.

Contabilizados estão ainda 20 mil frangos de criação mortos e um número considerável de porcos e outros animais de criação perdidos, para além de 70 embarcações de pesca desaparecidos e tanques piscícolas inundados.

Nyusi admite que o impacto no sector agropecuário é preocupante e por isso, apelou para a mobilização de sementes para assegurar a segunda época da presente campanha agrícola.

Compartilhar