Sociedade
Cabo Delgado divulga metas de produção de culturas de rendimento

Reunido nesta terça-feira, na sua primeira sessão ordinária, em Pemba, o Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado anunciou as apostas da província na campanha agrícola em curso para produtos como algodão, gergelim e soja.
Trata-se de culturas de rendimento que têm estado a melhorar a vida dos produtores nos últimos anos, devido ao preço atractivo que o mercado oferece.
De acordo com dados divulgados pelo governador provincial, Valige Tauabo, para a cultura de algodão, a província prevê produzir 3.500 toneladas, um esforço que actualmente envolve 20 mil produtores para uma área de 10 hectares, nos distritos de Namuno, Balama, Chiúre e Ancuabe.
No mesmo encontro, o Instituto de Algodão e Oleaginosas informou que em termos de gergelim, Cabo Delgado espera produzir 16.444 toneladas, enquanto que para a cultura de soja são esperadas 5.060 toneladas.
Refira-se que a saida da empresa Plexos no mercado de algodão na província de Cabo Delgado, tem estado a desanimar os produtores que até o ano passado alegavam terem sido lesadas devido às dívidas não pagas.
Compartilhar