Pecuária
A Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA) prevê um crescimento de cerca de 2% na produção de carne de frango, devendo atingir 15,1 milhões de toneladas neste ano.
De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (28), data em que o Brasil celebra o Dia do Avicultor, o volume de produção prevista, cerca de um terço (5,25 milhões de toneladas) devem ser destinadas ao mercado internacional, o que representa um aumento da oferta em 2,2% acima do que foi exportado em 2023.
Já para o mercado interno, onde o consumo per capita estima-se em 45 quilos, as previsões apontam para a colocação de cerca de 9,85 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 1,6% da oferta total no mercado local em 2023.
Por outro lado, a produção e o consumo de ovos também deverão atingir este ano, um crescimento recorde, com uma previsão de 56,9 bilhões de unidades, o correspondente a 8,5% comparado com o nível de 2023.
Os dados indicam que o consumo deverá superar as 263 unidades por habitante, representando um crescimento de 8,5% em relação a 2023.
Refira-se que Moçambique foi, há cerca de uma década, um dos consumidores do frango produzido no Brasil, mas nos últimos anos, já não há qualquer importação daquele país.
Compartilhar