Search
Close this search box.

Economia

Banco Mundial deixa alerta sobre metas climáticas para países em desenvolvimento

O Banco Mundial (BM) aponta sinais de alerta para o alcance dos objectivos climáticos estabelecidos até 2030 nos países em desenvolvimento.

No seu recente relatório sobre as Perspectivas Económicas Globais, divulgado nesta terça-feira (9), a instituição prevê para este ano, uma desaceleração do crescimento da economia mundial o que vai trazer desafios acrescidos para os países menos desenvolvidos, no cumprimento dos compromissos com a acção ambiental.

“Para enfrentar as alterações climáticas e alcançar outros objectivos importantes de desenvolvimento global até 2030, os países em desenvolvimento terão de proporcionar um aumento formidável no investimento (cerca de 2,4 biliões de dólares por ano)”.

“Sem um pacote de políticas abrangente, as perspectivas para um tal aumento não são animadoras” alerta o relatório.

Para além das questões climáticas, a desaceleração da economia global, cujo crescimento previsto para este ano é de 2,4%, com os países em desenvolvimento a atingirem uma expansão económica de apenas 3,9%, mais de um ponto percentual abaixo da média da década anterior, vai ser desafiante para o combate à fome.

“O crescimento a curto prazo permanecerá fraco, deixando muitos países em desenvolvimento (especialmente os mais pobres) presos numa armadilha: com níveis paralisantes de dívida e acesso ténue aos alimentos para quase uma em cada três pessoas. Isso obstruiria o progresso em muitas prioridades globais” disse Indermit Gill, o Economista-chefe e Vice-presidente Sénior do Grupo Banco Mundial, através de um comunicado de imprensa que tivemos acesso.

Apesar dos alarme que soam, a fonte frisou que “ainda existem oportunidades para virar a maré” apontando para a necessidade de os “governos agirem agora para acelerar o investimento e fortalecer os quadros de política fiscal”.

Compartilhar