Meio Ambiente
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse esta quarta-feira que a Cimeira da Ambição Climática, que decorreu em Nova Iorque, mostrou ser possível acelerar a “transição justa para uma economia global verde”.
Num discurso de encerramento do evento, Guterres mostrou optimismo e motivado pelo que considerou de “medidas concretas” que foram apresentadas para “um mundo de ar limpo e energia limpa acessível para todos”.
Guterres disse ser possível dar passos significativos na direcção certa, ou seja, acelerar a descarbonização e proteger aqueles que estão na linha da frente da crise climática.
“Sabemos que a Agenda de Aceleração é prática, possível e alcançável. Vimos evidências disso hoje. E sabemos que é essencial manter vivo o limite de 1,5 graus. Mas não tenhamos ilusões. Ainda há um longo caminho a percorrer para que a Cimeira COP28 seja um sucesso”, observou.
De acordo com as Nações Unidas, a Cimeira representa “um marco político crítico para demonstrar que existe uma vontade global colectiva para acelerar o ritmo e a escala de uma transição justa para uma economia global mais equitativa, baseada nas energias renováveis e resiliente às alterações climáticas”.
Compartilhar