Angariados mais de 500 milhões de dólares para a protecção de Miombo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou a angariação de mais de 500 milhões de dólares no diálogo de alto nível sobre a Iniciativa da Gestão Sustentável e Integrada da Floresta do Miombo, que teve lugar segunda-feira (23), na cidade norte-americana de Nova Iorque.

“Conseguimos convencer o mundo que é preciso proteger o Miombo. Para tal é preciso recursos, mas colocamos, com humildade, que é preciso que a gestão seja com a máxima transparência, porque o Miombo não pertence só a Moçambique”, afirmou o Chefe de Estado, na conferência de imprensa de balanço da visita de quatro dias que realizou a Nova Iorque.

No diálogo de alto nível sobre a Iniciativa do Miombo juntou dezenas de empresários norte-americanos doadores e governantes africanos, incluindo os chefes de Estado do Botswana, Mokgweetsi Masisi, e do Malawi, Lazarus Chakwera.

“Ali ficou claro que acima de 500 milhões de dólares, mas não me parece que o número vá parar por aí. Por isso é que digo que é preciso criar um mecanismo de gestão, porque é um projecto regional”.

A Floresta de Miombo cobre dois milhões de quilómetros quadrados e garante a subsistência de mais de 300 milhões de habitantes da região do Grande Zambezi. Constitui o maior ecossistema de florestas tropicais secas do mundo e enfrenta actualmente, entre outros, problemas de desflorestação.