Clima

Zona Sul sob ameaça de inundações

Produção agrícola nas zonas ribeirinhas em risco devido à combinação de chuvas intensas e aumento das descargas das barragens em Maputo e Gaza.

A Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul, IP) alerta para o elevado risco de inundações nas zonas baixas dos rios Maputo, Umbelúzi, Incomáti, Limpopo e Save, na sequência do aumento das descargas das barragens dos Pequenos Libombos, Corumana e Massingir, previsto a partir deste domingo.

Segundo uma nota daquela entidade pública, as chuvas que caem desde a passada sexta-feira na região Sul fizeram com que a capacidade de encaixe das três barragens atingisse níveis críticos, obrigando à abertura das comportas para garantir a segurança das infra-estruturas.

Neste contexto, a barragem dos Pequenos Libombos deverá iniciar descargas na ordem de 120 metros cúbicos por segundo, enquanto a de Corumana prevê libertar cerca de 50 metros cúbicos por segundo.

Já a barragem de Massingir, na província de Gaza, poderá descarregar até mil metros cúbicos por segundo, situação que poderá provocar impactos significativos nos campos agrícolas situados na baixa do rio Limpopo.

Refira-se que o país entra agora no último trimestre da época chuvosa, período que historicamente se tem revelado o mais severo, por coincidir com o pico das chuvas e com a época ciclónica, aumentando a vulnerabilidade das zonas ribeirinhas e da produção agrícola.

Notícia relacionada.

Compartilhar