Economia

A Governadora da província do Niassa, Elina Judite Massengele, destacou, nesta quinta-feira, o papel da empresa Agro Processing Investment Limitada (API) no desenvolvimento local, apontando-a como um exemplo concreto de como o investimento privado pode transformar economias e melhorar vidas.
Durante uma visita à unidade fabril, a governante sublinhou o impacto da API na geração de emprego, no aumento da produção agrícola e na oferta de bens essenciais à população.
“Este é um motor de desenvolvimento local, trazendo mais comida, emprego e produtos essenciais”, afirmou a Governadora, acrescentando que empreendimentos como a API devem servir de modelo para atracção de mais investimentos privados no Niassa.
Com um investimento superior a 120 milhões de Meticais, a API está a criar oportunidades para milhares de famílias e a dinamizar a cadeia de valor agrícola.
De acordo com uma nota oficial do Governo provincial do Niassa, a que tivemos acesso, a fábrica processa 30 toneladas de milho por dia, beneficiando directamente mais de 1.500 agricultores locais.
Dispõe ainda de três silos com capacidade total de 10.500 toneladas, o que garante uma reserva estratégica de grão para até três anos.
Além da produção de farinha de milho, a API expandiu as suas operações para a produção de ração animal, refinação de óleo alimentar e avicultura. Segundo a mesma nota, a empresa também projecta iniciar a produção de adubo orgânico, promovendo práticas sustentáveis na agricultura local.
Compartilhar