Pecuária
Abel Antunes recebe Medalha de Mérito Agro-pecuário

O empresário agro-pecuário Abel Antunes, fundador da reconhecida empresa avícola sediada na província de Manica, foi distinguido esta quarta-feira com a Medalha de Mérito Agropecuário, um reconhecimento inédito atribuído pelo Presidente da República, Daniel Chapo, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
Trata-se da primeira vez que o Estado moçambicano institui este título honorífico, destinada a destacar personalidades com contributos notáveis para o desenvolvimento do sector agro-pecuário e Abel Antunes é, até ao momento, o único cidadão esta distinção.
A empresa dirigida por Antunes, com sede em Chimoio, é uma das mais influentes no mercado de frango de corte em Moçambique, operando uma cadeia integrada que vai desde a produção de ovos férteis até ao abate e distribuição.
Dados disponíveis indicam que só em 2024, a firma atingiu a marca de mais de 8 milhões de pintos produzidos e 6 milhões de frangos abatidos, abastecendo diversas províncias e grandes centros de consumo.
A distinção surge num momento simbólico para o país, que celebra meio século de independência, com destaque para o papel do setor agrário como motor da soberania alimentar e do desenvolvimento económico nacional.
Compartilhar