Search
Close this search box.

Meio Ambiente

AMOR lança projecto "Matutuíne Limpo"

O distrito de Matutuíne, extremo Sul da província de Maputo, conta desde o passado mês de Agosto, com um novo projecto voltado para a promoção da cidadania ambiental.

Denominado “Matutuíne Limpo”, o projecto é uma iniciativa da Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR), e tem como objectivo “despoluir a região costeira que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) na província de Maputo”, através de acções de mitigação da poluição marinha, protecção dos ecossistemas marinhos e promoção do desenvolvimento sustentável.

A iniciativa, lançada oficialmente no dia 29 de Agosto, numa cerimónia pública que teve lugar na região da Ponta Mamoli, arrancou com uma jornada de limpeza e recolha de resíduos com envolvimento da comunidade local.

Falando por ocasião do lançamento da iniciativa, Floyd Margara, gestora do projecto, salientou que “a meta é aumentar a participação activa da comunidade na recolha de resíduos marinhos”, incentivando o uso do aplicativo KOLEKT, uma plataforma de monitoria dos resíduos e de flexibilização do processo da sua compra e venda.

“Com este projecto, a AMOR tem promovido uma cultura de respeito e cuidado pelo meio ambiente, envolvendo todos os membros da comunidade neste processo. Para alcançar este objectivo, a AMOR tem investido na educação e realizado actividades comunitárias, como campanhas de sensibilização e limpeza que incentivam práticas sustentáveis, incluindo a reciclagem e a redução do consumo, além de estabelecer parcerias com organizações locais e autoridades para expandir o alcance das suas acções”, realçou a gestora.

“Matutuíne Limpo” é financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Moçambique) e é desenvolvido em parceria com a APA Maputo, Parque Nacional de Maputo e o KOLEKT, tendo a previsão de durar seis meses.

Compartilhar