Search
Close this search box.

Tempo

“Filipo” afasta-se do continente mas chuvas vão continuar em Maputo e Gaza

A tempestade tropical moderada “Filipo” já está fora da região continental país mas vai continuar a influenciar o estado do tempo durante mais algum tempo na zona Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, “Filipo” é agora uma tempestade tropical moderada e espera-se que se intensifique rapidamente para a fase de tempestade tropical severa ou mesmo de ciclone tropical e depois perca as suas características tropicais nas próximas 48 horas.

Contudo, espera-se a continuação da ocorrência de chuvas moderadas e ventos de 90 quilómetros por horas e rajadas de até 120 quilómetros por horas, para a zona costeira de Maputo e Gaza.

O INAM diz estar a monitorar a evolução deste sistema e “apela a população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes”.

Balanço

O balanço preliminar dos danos causados pela tempestade Filipo na província de Inhambane, Sul do país, aponta para um morto, sete feridos e 500 famílias desalojadas e várias infraestruturas destruídas.

Citado pela Rádio Moçambique, o delegado do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres, Gilberto Miguel, disse que, neste momento, decorre o trabalho de transferência das vítimas para zonas mais seguras.

“Temos um total de 510 infraestruturas das populações destruídas de forma parcial. É preciso recordar que a maior parte dessas infraestruturas são de construção precária, daí que temos que trabalhar mais na vulnerabilidade das nossas populações”, explicou Gilberto Miguel

Compartilhar