Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Fundo Global para o Meio Ambiente aprova financiamento para as primeiras acções de 2024

Os 186 governos membros do Fundo Global para o Meio Ambiente aprovaram esta segunda-feira, um pacote de 916 milhões de dólares para financiar intervenções nas áreas da biodiversidade, mudanças climáticas, renovação da natureza e controle da poluição ao nível internacional.

De acordo com uma nota que tivemos acesso, o valor aprovado será direccionado para 45 projectos e programas, incluindo quatro iniciativas de financiamento misto envolvendo o sector privado que, em conjunto, vão ajudar, directamente, mais de 12 milhões de pessoas, incluindo povos indígenas e comunidades locais.

“O programa de trabalho inclui 530 milhões de dólares para programas integrados para o oceano, sistemas alimentares, infra-estruturas de transporte, conservação da vida selvagem e biomas florestais críticos que foram concebidos para quebrar silos e promover acções holísticas em todos os sectores. e fronteiras” indica a nota.

Brasil, Congo, Guiné-Bissau, Togo e Guiana são parte dos países que estão na linha da frente das acções a serem abrangidas pelo pacote financeiro ora aprovado.

“O GEF (Global Environmental Fund – na terminologia inglesa) está a agir de forma rápida e eficiente para direccionar as contribuições dos doadores para necessidades urgentes. Reconhecemos também que o financiamento por si só não pode reverter a degradação ambiental a longo prazo. Este programa de trabalho destaca-se, portanto, não só pela sua dimensão, mas também pelo seu foco numa abordagem que abrange toda a sociedade para eliminar gradualmente práticas prejudiciais” disse Carlos Manuel Rodríguez, CEO e Presidente do GEF.

Compartilhar