Search
Close this search box.

Economia

Grupo tanzaniano negoceia compra das açucareiras de Xinavane e Mafambisse

A gigante tanzaniana do sector açucareiro, Kagera Sugar, está a negociar a aquisição de participações da sul-africana Tongaat Hulett, nas açucareiras de Xinavane, na província de Maputo, e Mafambisse, na província de Sofala, avança o diário electrónico Mediafax, citando o portal sul-africano Moneyweb.

De acordo com a fonte, a Kagera Sugar foi seleccionada pela Tongaat, de um grupo de oito companhias que manifestaram interesse na aquisição dos dois empreendimentos, maioritariamente detidos pelo grupo sul-africano.

Ainda não se conhecem os detalhes do negócio, nomeadamente, a proporção das acções em negociação, contudo, avança-se que a principal aposta do grupo tazaniano, é a modernização e expansão das fábricas, com o objectivo de trazer “mais eficiência às unidades produtivas”.

A Kagera, terceira maior açucareira da Tanzânia, e conta com financiamento da Norfund, uma instituição financeira de apoio ao desenvolvimento da Noruega.

Para além da Tanzânia, opera também na República Democrática do Congo e no Médio Oriente, onde detém activos em açucareiras e refinarias.

Refira-se que para além das movimentações nas açucareiras de Xinavane e Mafambisse, há indicações de interesse estrangeiro na aquisição de parcela na açucareira da Maragra, onde, segundo informações recebidas de fontes próximas ao processo, há um grupo dos países baixos que perfila para adquirir a fábrica.

Compartilhar